“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”. (Mateus 7:24-27)

Jesus usou uma ilustração de “tempestade”, bem característica da região, capaz de provocar grandes destruições por onde passa, a fim de exemplificar o cuidado que devemos ter com a nossa própria vida, pois estamos suscetíveis à “essas tempestades”, ou seja, tribulações e adversidades que chegam repentinamente, podendo destruir tudo, se não estivermos preparados e com os alicerces devidamente edificados na rocha, que é Cristo!

Uma Construção firme:

“…ouve estas minhas palavras e as pratica…”

Ouvir e Praticar é o que define o verdadeiro discípulo de Jesus.

“…é como um homem prudente…”

Prudente: pensa no futuro, nos ventos e inundações, antes de escolher o terreno em que quer construir. O terreno pedregoso pode ser mais trabalhoso, mas é também o mais seguro na hora de edificar os alicerces. Um homem prudente simboliza aquele que ouve e pratica os ensinamentos de JESUS.

“…que construiu a sua casa sobre a rocha…”

Não visava a ostentação, mas sua segurança (permanecer firme na tempestade)

“…sobre a rocha…”

Alusão à terra rochosa que serve de alicerce para as edificações; Jesus referiu-se a si mesmo: “Só Ele tem palavras de vida eterna”

“Todos comeram do mesmo alimento espiritual e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo.” (1 Coríntios 10:3-4)

…e ela não caiu…

No âmbito individual e pessoal, as pessoas que são edificadas dentro de um discipulado verdadeiro e continuo, chegarão ao seu destino e não serão abaladas.

O princípio de toda construção está no seu alicerce; seu coração tem que estar alicerçado numa fé viva no Cristo que ao morrer, ressuscitou ao terceiro dia e permanece vivo, presente e fiel à Sua Palavra!

A vida deve estar inteiramente vinculada e edificada em Cristo

“Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia”. (Mateus 7:26)

Ouve… não pratica… casa sobre a areia

Aquele que edifica sobre a areia não tem nenhum alicerce, ignora completamente essa necessidade. Os alicerces são a base da sua CASA (Vida), que está sendo construída. Muitos se alicerçam em coisas sem a aprovação de Deus. Outros não têm base alguma, ignoram o alicerce na rocha. São exemplos de pessoas que confiam em alicerces falsos, têm aparência de religiosidade, construídos por falsos profetas.

“Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”.” (Mateus 7:27)

Jesus deixa subentendido o juízo, a perda do destino da vida (razão, existência). Ocasionalmente, durante a seca do ano, pescadores erguiam suas cabanas na areia, a medida em que as águas secavam. Quando as chuvas voltavam repentinamente, causavam inundações inesperadas e suas cabanas eram totalmente destruídas.

Assim ocorre a todos aqueles que ignoram o alicerce sobre a Rocha!


Ouça o áudio ou assista ao vídeo dessa mensagem clicando aqui

© 2015 Igreja Porta da Paz | Todos os direitos reservados
Topo
Siga-nos: